segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pilates na História

Por ter sido uma criança asmática e frágil, Joseph Hubertus Pilates trabalhou de forma empenhada em seu condicionamento físico.


Ao ser exilado em uma ilha da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, Pilates que desde os 14 anos praticava atividades físicas e mais tarde, lecionou autodefesa para os detetives da Scotland Yard, iniciou o uso de molas nas camas dos hospitais, onde trabalhava com mutilados.


Foi aí que desenvolveu muitos dos equipamentos que mais tarde constituiriam o método que leva o mesmo nome de Pilates.

O professor de Pilates Edcel da Rosa conta que o método, a princípio foi muito utilizado por ginastas e principalmente dançarinos. Profissionais que exigiam o máximo do corpo.

A morte do criador

Joseph foi para Nova York em 1923, onde criou seu primeiro estúdio. Em 1966, a instalação foi destruida por um incêndio, e em 1967 Pilates morreu de insuficiencia respiratória.

A partir da Morte de seu criador, o Pilates passou a ser exercido e modificado de acordo com os instrutores de gerações futuras.

Até hoje o método original que conta com 34 exercícios de Pilates tem sido expandido e modificado por instrutores e organizações que já estão na segunda geração.

Entretanto, o foco em fortalecimento e alongamento do corpo permanece como um ingrediente essencial de treino.

Para o professor Edcel, o fato de o Pilates ter sido dividido em diversas correntes não compromete o método, desde que a finalidade em realizá-lo seja a mesma.

Ele explica que de todas as correntes, as que ele desenvolve, juntamente com a equipe em que trabalha são a terapêutica e s de condicionamento físico.

Fotos: (Pilates) dalydose / (Joseph Hubertus Pilates) site Ivanna Henn

Nenhum comentário: