domingo, 1 de junho de 2008

Pilates: Mil e uma utilidades

Pilates consiste em um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução, explicados por profissionais da área como exercício alicerçado na anatomia humana.

Dentre as ações do Pilates, ele serve para restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Segundo o professor de Pilates Edcel da Rosa, o método consiste em trabalho isométrico excentrico, ou seja, que tonifica e alonga.

Edcel explica ainda, que por trabalhar dessas duas formas, que são as que mais exigem do aluno, é recomendável que se pratique o Pilates apenas duas vezes por semana.

Por suas ações diversas, as pessoas recorrem ao pilates por diversos motivos. “Inicialmente eu queria fazer yoga, pois, sou muito ansiosa e procurava alguma atividade que me trouxesse tranquilidade, mas, depois de algumas pesquisas, resolvi fazer uma aula pra conhecer; faz um mês e meio que comecei e estou apaixonada, encontrei uma ginástica prazerosa e , ao mesmo tempo, eficiente”. diz Renata Pereira, de 45 anos.

Assim como as questões psicológicas como estresse e asiedade, os problemas físicos também são grandes responsáveis pela busca do método.

Gabriela Vascocellos passou a fazer Pilates por problemas no joelho e se surpreendeu com os resultados que obeteve.

Faço Pilates há dois meses e já sinto melhoras, não só nos joellhos, como também na coluna, na parte estética, no equilíbrio físico e mental e na postura, além de ser uma atividade muito prazerosa e nada monótona.

O Pilates age de forma tão eficaz nas áreas que se dispõem, que é possível ser a única atividade da pessoa.

“Quem busca flexibilidade, melhora da postura, desenvolvimento de tonos expecífico, pode sim ficar apenas no Pilates”, explicou o professor Edcel.

Foto: (Equipamentos) Site Ivanna Henn

Nenhum comentário: